Estudantes da Ulbra cobrem 27ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos

Trabalhos, que integraram três veículos da instituição, contaram com os alunos do curso de Jornalismo

Centro de imprensa foi montado para o trabalho de alunos e profissionais - Crédito: Dani Barcellos/Divulgação

A Comunicação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) aproveitou os 27º Jogos Internacionais Luteranos, tradicional evento esportivo da Rede Ulbra de Educação, como laboratório para promover uma experiência inédita na instituição. Com a integração de três veículos - TV, rádio e on-line -, alunos do curso de Jornalismo puderam atuar na cobertura das disputas. 

Um centro de imprensa foi montado e serviu de base para o trabalho dos estudantes e dos colaboradores da Ulbra TV, da rádio MIX e da Assessoria de Comunicação Social da universidade de Canoas. De terça, 26, a sexta-feira, 29, 13 profissionais e alunos se revezaram na cobertura dos jogos, que reuniram mais de 1,3 mil alunos de 25 escolas da Argentina, do Brasil e do Uruguai, na disputa de 11 modalidades esportivas. 

Matérias nos sites da instituição, postagens nas redes sociais, entradas ao vivo na Mix, boletins na Ulbra TV, bem como transmissão de jogos ao vivo pelo YouTube, com comentários do jogador de vôlei Gilson 'Mão de Pilão', videocasts, entre outras atividades marcaram a cobertura. Todas as iniciativas estiveram sob o comando da Superintendência de Comunicação e Marketing da instituição, setor capitaneado por Daniel Brum.

Experiência enriquecedora

O gestor salienta que a Ulbra vive um momento de "retomada do protagonismo" no cenário educacional do Rio Grande do Sul e do Brasil. "São mais de 50 anos de história de uma marca com muita tradição no ensino nacional. Levar para a sociedade, pais e alunos, de forma dinâmica, criativa e integrada, tudo o que acontece dentro deste universo que é a Rede Ulbra de Educação é um desafio que vem sendo superado com iniciativas como essa", afirma Daniel.

Marcelo Ermel, coordenador editorial da Ulbra, considera a experiência como enriquecedora para a Universidade, "ao proporcionar a integração entre os diferentes veículos de Comunicação, com participação e protagonismo dos estudantes". "É uma prática que vamos incentivar e promover cada vez mais, pois essa união, além de reforçar a marca da instituição, integra o aluno à prática do Jornalismo Esportivo", defende.

Além disso, a coordenadora do curso de Jornalismo, Ana Acker, acredita que esses momentos são fundamentais para "uma formação que esteja adaptada às dinâmicas da profissão e aos desafios tecnológicos e de mercado". Para o professor de Jornalismo Sérgio Lima, "do ponto de vista acadêmico, o projeto é o sonho de todo docente". Além disso, ele considera que "a grandiosidade do evento e a infraestrutura do Complexo Esportivo da Ulbra proporcionaram uma experiência ímpar para os estudantes."

No oitavo semestre de Jornalismo, Jonata Machado relata ter se sentido honrado pelo convite para narrar os jogos. "Aprendi bastante no curso de Jornalismo com professores e colegas que se tornaram meus amigos hoje. Então é realmente mágico estar participando desse momento", comenta. O formando Thierre Silveira, que se diz grato pela oportunidade, completa: "O diferencial da Ulbra sempre foi o de fornecer aos seus alunos possibilidades como essa, a fim de concretizar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula".

Comments