Estudantes da PUCRS lançam documentário sobre inundações no bairro Sarandi
Produção é uma parceria com alunos da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha

Estudantes do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) produziram um documentário sobre as inundações no bairro Sarandi, em Porto Alegre. 'O que sobrou de nós' é uma parceria com alunos da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha. A exibição ocorrerá em 14 de maio, das 9h45 às 11h, no saguão da Famecos, Prédio 7.
"Mais do que um registro jornalístico, 'O que sobrou de nós' é um convite à empatia e à escuta, dando voz a histórias que revelam perdas e resistências", aponta Andrei Rosseto, professor responsável pelo Laboratório de Jornalismo da PUCRS. O filme narra os impactos das inundações no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, vivenciados por quem enfrentou essa realidade de perto.
Com início das gravações em outubro de 2024, o projeto se desenvolveu ao longo de três meses e contou com a participação de oito estudantes da Famecos e 16 da instituição municipal. As imagens foram captadas em novembro, buscando retratar os cenários afetados pela enchente. A trilha sonora original, criada por alunos da escola Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi gravada nos estúdios da Universidade, reforçando a conexão entre as instituições de ensino e a vivência comunitária.