Estudante da UFSM vence Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Rebeca Kroll ganhou na categoria texto de estudante, com a reportagem sobre a vacinação infantil contra a Covid-19

'A vacinação infantil contra a Covid-19 é segura?', esse foi o título da reportagem que deu à Rebeca Kroll o Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal de 2022. Nascida em Brasília, mas desde 2019 estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a universitária foi destaque na categoria Texto - Estudante de Graduação. A matéria foi uma produção para a Revista Arco de Jornalismo Científico e publicada no site da instituição de ensino.
A aluna considera a distinção uma aprovação "e é muito gratificante ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente. Com certeza, é uma conquista muito importante para a minha vida profissional", destacou a graduanda à reportagem do Coletiva.net. Ser agraciada também a motiva a seguir no Jornalismo - área que ela sempre quis seguir para levar informações relevantes para a população - e buscar ir cada vez mais longe. Além da honra em receber o troféu, ela acredita que a premiação também demonstra a qualidade do trabalho e do Jornalismo realizado dentro das universidades públicas.
Sobre o conteúdo, Rebeca conta que o trabalho foi produzido no formato de "mitômetro", editoria da revista que visa, por meio do fact-checking, sanar dúvidas da comunidade e combater fake news. A escolha do tema se deu devido à grande repercussão causada pela campanha de imunização contra a Covid-19 na sociedade brasileira e que dividiu opiniões. "Especialmente quando o público infantil foi incluído na vacinação, por isso busquei trazer informações confiáveis acerca da segurança, eficácia e necessidade de vacinar as crianças."
Conforme a futura jornalista, a elaboração do texto foi um desafio, pois foi necessário compilar dados de mais de 12 estudos, pesquisas e artigos científicos para transmitir ao leitor tudo o que se sabia até o momento sobre o uso pediátrico do imunizante. "Considero que, durante o auge do período pandêmico, a reportagem conseguiu levar informação de qualidade para tranquilizar os pais e demonstrar a importância da imunização."
Sobre o prêmio
Em sua segunda edição, o Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi criado para promover, junto aos meios de Comunicação e às mídias sociais, o tema da saúde infantojuvenil de modo a ampliar e qualificar o debate em torno desta questão.