ESPM-Sul: calendário acadêmico e rotina das agências experimentais frente ao novo coronavírus
Coletiva.net conversou com Alessandro Souza, coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Pouco mais de uma semana. Esse foi o tempo que a rede da ESPM precisou para botar em funcionamento aulas ao vivo diariamente. Desde o início da semana, alunos e professores têm encontro marcado exatamente no horário das aulas presenciais, que já fazia parte da rotina acadêmica de cada um. Mesmo nos dias que não houve contato visual, todas as disciplinas disponibilizaram trabalhos teóricos, a fim de que a pandemia não alterasse o calendário acadêmico. E essa é a posição da Instituição, conforme contou o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, Alessandro Souza, ao Coletiva.net.
Para o coordenador, a fidelidade do calendário se dá pela rápida mobilização na aquisição de licenças para uso dos softwares necessários para as aulas, a agilidade na capacitação do grupo de docentes e as facilidades encontradas na ferramenta online utilizada pela Instituição, o Canvas, onde todos os alunos têm o gratuito.
Souza mencionou que, ao contrário das aulas, a rotina das agências experimentais - CO.DE, de Publicidade, Marketing e Design, e Hub, de Jornalismo - foi desacelerada. Os estagiários trabalham em home office, mas apenas em projetos que surgiram antes do período de isolamento social ou em pautas urgentes. "Se surgir algo legal nesse período, vamos abraçar", garantiu, ao salientar que a decisão foi tomado porque alguns dos colaboradores tiveram de regressar ao interior do Rio Grande do Sul para acompanhar as rotinas acadêmicas.
O mesmo êxito da unidade de Porto Alegre se estende para Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.