Em evento, IPA debate sobre Inteligência Artificial: diálogos e interações
Encontro é promovido pela Escola de Comunicação e Hospitalidade da instituição de ensino

O 1º Encontro de Comunicação e Hospitalidade, promovido pelos cursos de Comunicação e Turismo do Metodista - IPA debateu o tema 'Inteligência Artificial: diálogos e interações' nesta quarta-feira, 13. O evento reuniu o 4º Seminário de Comunicação Integrada e o 7º Seminário Latinoamericano de Turismo.
Dentre os convidados, estiveram o palestrante Juan Pablo Boeira, o professor de WebTV, Transmídia e Design de Experiências em Comunicação Silvio Andre? Lacerda Alves; e o gerente de Inovação da EPTC, Augusto Langer. Na ocasião, eles refletiram sobre os usos e impactos da inteligência artificial, nas áreas do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda e do Turismo.
Na abertura do evento, o professor Fabio Berti, coordenador dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a importância do tema debatido. "Há muito tempo, fala-se em Inteligência Artificial, mas qual o impacto nas nossas áreas profissionais e nas nossas vidas? Eventos como esse discutem de forma pioneira alguns temas que daqui a pouco vão transcorrer nas nossas profissões", falou.
Em sua explanação, Boeira comentou sobre os reflexos da Inteligência Artificial no mercado e destacou que estamos vivendo uma revolução da informação, tecnológica e social. Ele também apresentou cases e enfatizou a importância da IA na coleta de dados e para construção de valor de uma marca. "É preciso o auxílio da tecnologia e da IA para ter vantagens competitivas. O marketing não tem como ser competitivo sem Inteligência Artificial", informou.
Silvio Lacerda, por sua vez, disse que é preciso se atualizar para acompanhar "a evolução tecnológica que nos trouxe até esse momento, onde a IA está fazendo mudanças". Ele declarou importante "ter no nosso dia a dia a cultura de buscar informações". Segundo o professor, a partir dos anos 1950 já se pesquisava sobre a Inteligência Artificial e os conceitos vêm se alterando desde então e que o aprendizado da máquina se baseia em algoritmos para encontrar padrões em um volume de dados, os quais ajudam a entender o modelo, baseado em tentativa e erro.
"Como depende de cargas certas de dados, isso pode explicar a questão das fake news também", salientou Silvio. Ele alertou, ainda, sobre os riscos de usar a IA. "Quando se tem um bom modelo, construído para determinada função e apropriado para aquela aplicação, se submeter os dados errados, pode ser tendencioso e cometer erros", esclareceu.
Ao final, Langer falou sobre o uso da tecnologia na mobilidade urbana e apresentou o Mapa da Fluidez Municipal, criado com o uso de Inteligência Artificial e que mostra o cenário atual do trânsito de Porto Alegre. Ele destacou, então, que a "maneira automatizada de os a dados ajuda a melhorar a locomoção".
O segundo dia de atividades será marcado pelos Meetings, quando os alunos podem escolher entre três palestras com profissionais e pesquisadores de Inteligência Artificial nas áreas de Jornalismo, Turismo e de Publicidade e Propaganda. Integrando a parte cultural do encontro está a Exposição Fotográfica 'Linhas - A poética da Vida em suas linhas e tramas cotidianas', da fotógrafa e aluna da Universidade do Adulto Maior (UAM) Margaret Abreu. A mostra está na Sala Multiuso até 18 de novembro. Depois, de 19 a 28 de novembro, ficará exposta no Hall da Biblioteca.