Egressos da Escola da Indústria Criativa da Unisinos têm pesquisas reconhecidas
Ex-alunos de Comunicação, Fabricio Barili apresentou trabalho na Alemanha e Tássia Becker recebeu menção honrosa em prêmio nacional

No último mês, a Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) teve dois ex-alunos com trabalhos reconhecidos internacional e nacionalmente. Fabrício Barili apresentou um estudo desenvolvido no Mestrado em Comunicação no Data Power 2022, na Universidade de Bremen, na Alemanha. Já Tássia Becker, egressa de doutorado do PPG em Comunicação, recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
'Plataformização da vigilância no trabalho: uma tecnografia nas plataformas Time Doctor e Teramind', foi a publicação detalhada por Fabrício na Europa. "Essa experiência, com certeza, de uma apresentação internacional, em outro idioma, é importante para mostrar a força da pesquisa no Brasil, país latino-americano, que não desenvolve essas tecnologias", menciona.
Para o pesquisador, conhecer Bremen foi uma experiência única. "Foi maravilhoso. A cidade é muito fofa, no sentido de ser charmosa, bem cuidada e com uma cultura legal, com muitas esculturas e igrejas do ano 1000."
Já Tássia desenvolveu um protótipo de linguagem jornalística autóctone para dispositivos móveis, a partir de uma pesquisa aplicada. A ferramenta foi avaliada por estudantes de ensino superior em um teste de usabilidade. A investigação da egressa demonstrou que grande parcela dos apps jornalísticos investe na transposição ou adaptação do conteúdo e evidenciou que ainda há muito a ser explorado.
Para a egressa da Unisinos, desenvolver este estudo durante o doutorado foi desafiador "tanto pelo fato de essa modalidade de investigação não ser comum na área como pela minha própria inexperiência em alguns temas e metodologias abordados. Fui aprendendo e construindo a tese durante o processo".
A distinção que Tássia ganhou foi na categoria pesquisa aplicada, ao que ela se diz feliz e honrada. "É um reconhecimento importante não apenas do meu trabalho, mas também da minha orientadora, professora Maria Clara Aquino, e ao curso, que acolheram meu projeto e me proporcionaram um ensino de excelência", destaca.