Dupla de jornalistas ministra curso sobre Comunicação Antirracista
Estudo será on-line e oferecido pela Famecos de 22 a 24 de agosto

Os jornalistas Maikio Guimarães e Wagner Machado ministram, de 22 a 24 agosto, um curso sobre Comunicação Antirracista. O evento é promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A atualização acontecerá por meio da plataforma Zoom, com aulas das 19h até às 22h15.
De acordo com um levantamento do Instituto Locomotiva, instituição especializada em pesquisas sociais, 84% dos brasileiros percebem racismo no seu cotidiano. É com esses dados como pano de fundo que o curso se dedica a compreender como a escravização explica o Brasil. A partir disso, irão analisar as diferentes abordagens sobre o racismo e, por fim, será proposta uma reflexão sobre como o Jornalismo e a Publicidade contribuem com a discriminação racial.
Wagner, que é mestre e doutorando em Comunicação, falou sobre sua expectativa com as aulas. "Sobretudo é fomentar a discussão sobre a importância em ser antirracista na sociedade atual. Para mim, esse assunto é urgente, mas também tardio. As faculdades, as redações e assessorias já deveriam falar sobre isso", explicou. "Espero que as pessoas se inscrevam e participem. Lutar contra o racismo é fundamental para quem sonha com um Brasil mais justo", disse Maikio.
Os professores ainda ressaltaram a importância do ensino sobre a temática. "Como estamos em outro momento histórico, nada mais justo do que demonstrarmos como a comunicação pode ser útil no combate ao racismo'', salientou Maikio. Já para Wagner, as aulas são indispensáveis para o diálogo contra o racismo. "É fazer a PUC e outros lugares falarem sobre isso e, mais do que falarem, executarem a questão antirracista através da Comunicação", explicou.
A formação é dirigida ao público externo. A grade curricular ficará disponível no sistema moodle da universidade. Mais informações e inscrições estão dispostas no site. A adesão ao curso também poderá ser realizada presencialmente.