Documentário 'Perto das Estrelas' marca 50 anos do Planetário da UFSM
Produção, realizada pela TV Campus, está disponível no canal 15 da NET, de Santa Maria, e no YouTube

Na última terça-feira, 14, dia no qual o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completou 50 anos, a TV Campus lançou o documentário 'Perto das Estrelas', em comemoração à data. A produção evidencia como o local conecta a Universidade ao público, pela divulgação de temas que envolvem a compreensão do universo. A apresentação ocorreu às 20h e está disponível no canal 15 da NET, de Santa Maria, e na TV Campus no YouTube.
A narrativa traz aspectos da criação e equipagem do Planetário, da experiência de imersão promovida por uma visita e da importância do ensino da astronomia para orientar as pessoas no mundo. Além disso, explica o funcionamento das atividades no local e apresenta as adaptações necessárias durante a pandemia para que o Planetário seguisse atendendo ao público e realizando a divulgação científica.
O Planetário foi fundado em 14 de dezembro de 1971 e, segundo a instituição, foi o primeiro em uma cidade do interior do Brasil. Ao longo dos anos, tornou-se um dos cartões-postais não apenas da UFSM, mas também de Santa Maria. O lançamento do documentário faz parte da programação que celebra os 50 anos do local, que ocorre entre 13 e 18 de dezembro.
Ficha técnica do documentário:
Agradecimentos - Equipe do Planetário da UFSM, Departamento de Arquivo Geral da UFSM, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Azzo Estúdio Criativo.
Apoio de Produção - Caroline de Souza Silva.
Direção - Débora Flores Dalla Pozza e Pedro Amaral.
Direção de Arte - Valentina Ortiz.
Direção TV Campus UFSM - Gabriel Machado Soares.
Finalização - Pedro Amaral.
Fotografia - Pedro Amaral e Gabriel Machado Soares.
Imagens aéreas - Marcos Marin.
Montagem - Pedro Amaral e Rafael Salles.
Produção - Débora Flores Dalla Pozza.
Roteiro - Rafael Salles.
Som direto, mixagem e desenho de som - Martim Mayora Ronsini.
Trilha da abertura - Programa "O Mundo Virtual de Arthur", licenciado por Cyber Theater Comercial South America.