A história do projeto Vida com Arte, que beneficia crianças e adolescentes de São Leopoldo, no Vale do Sinos, será contada em um documentário gravado pela Unisinos. A gravação, que se iniciou na última semana, mostrará como a iniciativa da instituição de ensino ajuda os jovens por meio da música. A direção é do jornalista e professor Vitor Necchi, com produção do Centro de Criação Digital (CCD) da TV Unisinos e coprodução do Canal Futura. Compõem a equipe Roberto Caloni, Mike Bitencourt e Fernando Polla. a2aa
O projeto, mantido pela universidade desde 2009, tem como proposta aproximar os alunos da arte e proporcionar novas perspectivas de vida. Desde sua fundação, foram beneficiados cerca de 600 crianças e adolescentes, conforme o diretor-geral do projeto, o maestro Evandro Matté, que também é coordenador cultural da universidade e diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
A produção mostrará o trabalho realizado pelo Vida com Arte, cujos integrantes têm três turnos semanais de ensino de música (canto, flauta doce, percussão e instrumentos de cordas) e de formação cidadã. Eles recebem os instrumentos em sistema de comodato e podem levá-los para casa. Eles são atendidos por professores instrumentistas e de musicalização, que integram a Orquestra Unisinos Anchieta, além de psicólogos e assistente social. Por meio da música, o projeto permeia questões como solidariedade, capacidade individual, superação dos limites e autoestima. As aulas ocorrem na sede antiga da universidade, no centro de São Leopoldo.