Disciplina de Jornalismo de Dados resulta em série de reportagens
Durante semestre, alunos do IPA produziram conteúdos especiais com auxílio da doutoranda pela Ufrgs Marília Gehrke

Ministrada pela professora Sandra Bitencourt, a disciplina de Jornalismo de Dados do curso de Jornalismo do Centro Universitário IPA Metodista realizou no último semestre uma série de reportagens especiais. Temas foram sobre a profissionalização do futebol feminino, ufologia e a relação entre a liberação do porte de armas e a violência contra a mulher. Os discentes contaram com o auxilio da pesquisadora e jornalista Marília Gehrke, doutoranda pela Ufrgs.
Sobre a atividade, Sandra conta que o semestre letivo anterior iniciou com a indagação: "O jornalismo investigativo é apenas o bom e velho jornalismo bem realizado?". Para ela, ambas as formas focam nos elementos quem, o que, onde e quando. Entretanto, o quinto elemento da cobertura convencional, o 'por que', torna-se o 'como' na investigação.
Dentre os alunos participantes da cadeira, Caroline Riet comenta que a experiência e aprendizagem são e foram de "extrema importância para a construção da trajetória profissional". Afirmou também que, embora em todo tipo de jornalismo seja fundamental a apuração dos fatos, no investigativo é algo especializado para desvendar questões que estão encobertas.
Além de Caroline, participaram das atividades os alunos Giulian Cavalli, E?dson Dutra, Márcio Nunes, Raikard Andrade, Thiago Freitas e Vitória Cunha. As publicações podem ser conferidas neste link.