Desinformação na era digital é tema de aula aberta na Feevale nesta quarta-feira
Alisson Coelho e Igor Müller proferirão palestra sobre fake news

Nesta quarta-feira, 28, os jornalistas Alisson Coelho, que também é professor da Universidade Feevale, e Igor Müller, editor-chefe no Grupo Sinos, debaterão sobre a desinformação na era digital. Com o título 'Desinformação nas redes e na vida - a era das fake news', a palestra acontecerá às 19h30, no Salão de Atos do Campus II da instituição educacional, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755). A atividade integra a Semana Acadêmica 2022, promovida pela Agência Experimental de Comunicação da Instituição (Agecom) e pelo Diretório Acadêmico de Comunicação.
Gratuito e aberto ao público, o encontro será gravado e disponibilizado, na próxima semana, no canal do YouTube da Agecom. Conforme Igor, o Jornalismo segue critérios técnicos de apuração e separa o que é fato do que é boato. "Está claro que, quando proliferam 'notícias' fraudulentas a serviço de interesses políticos e econômicos e que instituições e mecanismos democráticos parecem perder a efetividade, aumenta a importância de uma postura vigilante de parte do Jornalismo profissional, tão atacado nos últimos anos."
Para o profissional, a desinformação e as notícias falsas sempre existiram, no entanto, com a internet, a capacidade de circulação aumentou nos últimos anos. "A fake news é, hoje, um fenômeno extremamente preocupante para as democracias em todo o mundo", completa.
De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, Marcos Santuario, é fundamental separar o que é notícia do que é falso. "Quando a universidade abre espaço para uma discussão desse nível, com profissionais que vivem essas realidades, é um momento muito importante em que podemos entender esse universo da desinformação."