Pesquisadores debatem sobre os futuros da comunicação no campus Fapa, da Uniritter
Promovida pelo curso de Jornalismo da instituição de ensino, a atividade é aberta ao público

'Os futuros da comunicação' serão debatidos em um evento na Uniritter na segunda-feira da próxima semana, 28. Realizada pelo curso de Jornalismo da instituição de ensino, a atividade receberá os pesquisadores Luiza Carolina dos Santos, da Ufrgs, e Marcio Telles, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A mesa ocorrerá às 9h, no campus Fapa (Avenida Manoel Elias, 2001, o das Pedras, Porto Alegre) e é aberta ao público.
Na sua palestra, Luiza Carolina discutirá criticamente a lógica computacional e as perspectivas de futuro de técnicas como a inteligência artificial e o machine learning, a partir de três casos: o jornalismo guiado por dados; as assistentes pessoais digitais; e as plataformas digitais (tais como Google e Twitter, por exemplo).
Depois, Telles falará sobre o impacto ambiental das mídias digitais. Segundo ele, a proposta é abordar o assunto às vésperas de um aumento na automação de processos cotidianos e da chamada Internet das Coisas (IoT). Em sua fala, ele buscará mirar na cadeia produtiva de um smartphone iPhone para compreender qual é o custo (ambiental, social e político) da cultura digital.
Luiza Carolina é doutoranda em Comunicação e Informação da Ufrgs, com estágios doutorais na Goethe Universität, na Alemanha, e no Sussex Humanities Lab, da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Ela é mestre em Comunicação Social pela PUCRS, especialista em Economia da Cultura pela Ufrgs e bacharel em Jornalismo pela Universidade de o Fundo (UPF).
Telles, por sua vez, é professor do Departamento de Comunicação da Ufes, doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Ufrgs, com estágio doutoral na Winchester School of Arts, Universidade de Southampton, no Reino Unido. Ele recebeu o Prêmio Compós na categoria Melhor Dissertação, em 2014, e ficou em segundo lugar no Prêmio Freitas Nobre da Intercom, em 2017. É bacharel em Jornalismo pela Ufrgs.