Campanha desenvolvida por alunos da Ufrgs trata sobre suicídio
Desenvolvida a partir de uma pesquisa de pós-graduação, 'Elos' busca alertar comunidade universitária sobre o tema

Está no ar a campanha 'Elos'. Desenvolvida por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) a partir da pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UFRGS) de Rômulo Oliveira Tondo, a ação visa a alertar a comunidade universitária sobre o suicídio. Focada no compartilhamento de informações, a iniciativa está disponível nesta página do Instagram. Participam do desenvolvimento estudantes de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Publicidade e Propaganda, docentes do curso de Medicina e Publicidade e Propaganda e técnicos da Ufrgs e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HA).
A pesquisa de Rômulo tem o intuito de compreender a recepção e o impacto das campanhas de prevenção ao suicídio entre estudantes universitários. Ela foi realizada com a orientação da professora doutora Elisa Piedras (PPGCom/Ufrgs) e co-orientação do professor Pedro Vieira da Silva Magalhães, do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria (PPGPSIQ/Ufrgs). "Com o desenvolvimento da pesquisa, a partir das análises das campanhas e das entrevistas com estudantes, conseguimos perceber alguns elementos importantes na comunicação das campanhas, em especial daquelas que tinham como principal público os jovens", argumenta o doutorando.
Com o objetivo de articular conhecimentos científicos com a prática do ensino e extensão, a equipe criou uma ação que tivesse a conexão com outras organizações e pessoas que já apresentavam propostas de Comunicação na prevenção ao suicídio. Dessa forma, foi realizada, em agosto, a construção colaborativa com representantes de diferentes organizações da sociedade civil, com a mediação dos designers estratégicos Gabriel Thier e Laura Andrade.
Depois do processo de cocriação, os estudantes de Publicidade Letícia Muller, Lucas Moura e Rafaela Cazarré construíram o conceito criativo :'Elos em Nós'. Apoiam ainda a ação a Comissão de Residência Médica (Coreme/ HA), o Centro de Estudos Luis Guedes (Celg), a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (Fundmed), o projeto de extensão Pega Leve - Saúde Mental do estudante universitário e o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (Cipas/UFRGS).
Ficha Técnica:
Pesquisa e texto: Rômulo Oliveira Tondo
Orientação: Elisa Piedras
Coorientação: Pedro Magalhães
Criativos: Letícia Muller, Lucas Moure Rafaela Cazarré
Designers estratégicos: Laura Andrade e Gabriel Thier
Cocriação: Ana Margareth Bassols, Caio Henrique Castro da Silva, Elisa Piedras, Flávia Wagner, Francisco Arsego de Oliveira Farsego, Júlia Roberta Santana Cordeiro, Letícia Muller, Lucas Moura, Marina Ferreira da Luz, Paula Palagi da Rosa, Pedro Vieira da Silva Magalhães, Rafaela Cazarré, Rodrigo Frohlich Wenzel, Rômulo Oliveira Tondo, Valesca Silva de Deus.
Redes Sociais: Letícia Muller, Rafaela Cazarré e Rômulo Oliveira Tondo
Apoio: Ufrgs, HA, COREME/HA, Famed/UFRGS, Fundmed, Cipas, CELG, Pega Leve.