Cado Bottega é convidado de aula inaugural online do curso de PP da Uniritter

Publicitário falou aos alunos e professores sobre processo criativo e valor das ideias

Foto da transmissão - Reprodução

A aula inaugural do curso de Publicidade e Propaganda da Uniritter foi um pouco diferente. Pela primeira vez, o encontro foi online e aconteceu através da plataforma de ensino da Instituição, o Blackboard Collaborate. A atividade aconteceu ontem, 8, e reuniu mais de 150 pessoas, entre alunos e professores. Tendo sido um momento aproveitado por discentes e docentes dos campus Fapa e Zona Sul, o encontro recebeu Cado Bottega, que conduziu a temática 'Pintar o teto: o desafio de Michelangelo', em referência ao processo criativo e o valor das ideias. 

Na oportunidade, Bottega explicou que na publicidade é preciso saber usar os argumentos das técnicas de criatividade para vender, ressaltando que cada profissional tem um jeito próprio de criar. Fez questão de salientar que o processo criativo nem sempre é rápido: "A criatividade é a arte de resolver problemas". O publicitário disse também que "é preciso trabalhar mais e desenvolver mais, pois é da quantidade que se tira a qualidade". O processo é trabalhoso, "mas vale a pena no final", mencionou.

Profissional com 35 anos de experiência, Bottega já trabalhou como diretor de Criação em agências como Competence, Matriz, Martins e Andrade, Escala e21 e CDN. Além disso, ele empreendeu duas empresas de propaganda: Artefacto e Upper.  Professor de graduação, pós-graduação e intensivos da ESPM, ele também foi diretor da Escola de Criação da ESPM e, atualmente, leciona como convidado do Senac-RS na pós-graduação. Como publicitário, já atendeu grandes marcas: Iguatemi, Multiplan, Gaston, Paquetá, entre outras.

Além de publicitário e músico, também é um ilustrador premiado na literatura infantil. Bottega contou aos estudantes de PP da UniRitter que escolheu a publicidade porque gostava de desenhar e recebeu a influência do pai que era projetista. "A ilustração durante muito tempo era uma substituição da fotografia, que era muito cara. Com o tempo ela começou a ganhar contornos de arte e hoje tem coisas maravilhosas na ilustração", rememora.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniRitter, Geferson Barths, refletir sobre o processo criativo e o valor das ideias deveria ser uma prática constante. "O tema é atualizado diariamente pelos movimentos da sociedade. As tecnologias am, as técnicas mudam, os modelos e fluxos operacionais se transformam, mas o que fica é a criatividade". Conforme ele esse dom é inerente ao ser humano, nenhuma máquina será capaz de substituir. 

O vídeo da aula inaugural pode ser ado no link.

Comments