Banco de imagens traz fotos sobre cotidiano LGBTQIA+ para campanhas natalinas

'Tem que Ter' foi desenvolvido pelo coletivo gaúcho Viva Voz

Divulgação

O projeto 'Tem que Ter' - banco de imagens desenvolvido pelo coletivo gaúcho Viva Voz - apresenta a coleção temática Presente de Verdade, um manifesto pela representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ nas propagandas de Natal. A iniciativa surge três meses depois de ser lançado e as fotografias e as outras coleções do 'Tem que Ter' estão disponíveis para gratuito no site do projeto, em www.temqueter.org

A coleção foi criada em parceria com alunos da ESPM Porto Alegre e conta com 60 fotos autorais e exclusivas, que retratam pessoas LGBT reais em festas de final de ano. A ideia é propor um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade. "A família é o centro das festas de final de ano, e também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível", afirma a fotógrafa Luísa Reverey.

A iniciativa surgiu pelo coletivo entender que a presença LGBTQIA+ na propaganda brasileira é quase nula e as poucas manifestações que fogem do padrão heteronormativo acabam reforçando estereótipos. Para a aluna e criadora do projeto, Fernanda Sanchis, "as mensagens criadas por marcas, negócios e agências de publicidade possuem impacto social e podem ser utilizadas como ferramentas de promoção da diversidade".

Ficha técnica:

Título: Campanha Presente de Verdade

Projeto: Tem que Ter

Fotógrafa: Luísa Reverey

Produção: Marcello Mognon, Eduarda Soligo e Fernanda Sanchis

Comments