Após dois anos, 'Sala Redenção' retoma programação presencial
Volta do cinema universitário será com uma reedição da mostra 'Diretoras do Cinema Alemão em Foco'

Perto de completar 35 anos, a 'Sala Redenção', da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), reabrirá as portas para a comunidade na próxima quinta-feira, 10. Após dois anos parado devido à pandemia de Covid-19, a retomada presencial do cinema universitário será com uma reedição da mostra 'Diretoras do Cinema Alemão em Foco', realizada em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, e que foi encerrada em 2020, com a suspensão das atividades.
Até 18 de março, a programação trará sete longas-metragens produzidos por mulheres na Alemanha, entre 1980 e 2013, com sessões de segunda a sexta-feira, às 15h e às 19h. A curadoria, realizada pela equipe da 'Sala Redenção', apresenta personalidades como a diretora e roteirista Margarethe Von Trotta, com um trabalho que enfoca a vida de uma forte personalidade da filosofia moderna, e a cineasta Maren Ade, no primeiro longa-metragem.
O 'Diretoras do Cinema Alemão em Foco' divide a programação de março da 'Sala Redenção' com a mostra 'Francofonia', uma parceria com a Aliança sa e o Instituto Francês que celebra o Dia Internacional da Francofonia, em 20 de março. Nesta segunda mostra do mês, serão apresentadas produções realizadas na Armênia, Ruanda, Cambodja, Congo, Argélia, Bósnia e Herzegovina, além, é claro, da França. O espaço fica localizado na avenida Paulo Gama, 110, bairro Farroupilha, em Porto Alegre.
Sala Redenção
Inaugurada em 22 de abril de 1987, a Sala Redenção - Cinema Universitário é um espaço de difusão cinematográfica não comercial em Porto Alegre, gerida pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ao longo de sua história, foi um local de formação audiovisual, propondo sessões e debates com base no princípio de o livre à comunidade.