Alunos de Comunicação da Unisinos apresentam o 'Enfoque Região Nordeste'

Jornal é uma iniciativa que abrange a localidade com diversos focos de narrativas e histórias de moradores

Iniciativa é uma parceria das disciplinas de Jornalismo Comunitário e Cidadão e Fotojornalismo - Crédito: Reprodução

Nesta semana, foi apresentada a terceira edição do jornal 'Enfoque Região Nordeste'. A publicação, elaborada por estudantes de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do campus de São Leopoldo, abrange a localidade pela terceira vez, com diversos focos de narrativas e histórias de moradores. A iniciativa é uma parceria das disciplinas de Jornalismo Comunitário e Cidadão, comandada pelo professor Rafael Grohmann e pela estagiária de docência Évilin Matos Campos, e de Fotojornalismo, ministrada por Flavio Dutra.

Em função da pandemia da Covid-19, tanto as aulas de preparação quanto a realização das reportagens foram feitas a distância e os alunos se adequaram às tecnologias para contatar as fontes. No entanto, diferentemente dos últimos semestres, os alunos de Fotojornalismo tiveram a possibilidade de ir até a Região Nordeste, seguindo os protocolos de segurança contra o contágio.

Entre as reportagens, destacam-se matérias sobre a insegurança alimentar, os jovens que renovam o movimento de luta pela moradia, os hábitos de leitura e a solidão materna durante a pandemia, todas voltadas à região. Dentro do jornal é possível conhecer as comunidades e suas singularidades. A fé está ao lado da comunidade LGBTQIA+ e o empreendedorismo que mostra a força feminina durante a pandemia.

Bábiton Leão, um dos três editores da turma de Jornalismo Comunitário e Cidadão, reforça o desafio da produção do Enfoque. "Fazer funcionar um processo em grupo, com muitas pessoas que nem se conheciam, não é tão simples, mas a dedicação de todos foi fundamental", menciona. Já a editora Jordana Fioravanti Arenhardt define o processo, atualmente remoto, nos atos de "reinventar, porque estávamos acostumados com outro padrão, com a experiência de ir a campo. E insistir por acreditar na sua pauta e não desanimar perante as dificuldades".

Para o estudante do terceiro semestre de Jornalismo Gustavo Schmitz Bays, a experiência de fazer a cadeira de Fotojornalismo foi algo totalmente novo. "Dirigir a fonte, para ela fazer a foto, foi extremamente desafiador. Pensar em uma imagem perfeita para a matéria e explicar isso para uma pessoa com uma visão diferente de fotografia é muito difícil", explicou. e o link para visualizar todas as edições do jornal. 

Comments