Estimular a adoção de animais foi o objetivo principal da aluna do curso Técnico em Processos Fotográficos da Universidade do Vale do Taquari (Univates) Maíza Maria Kern da Silva no projeto de avaliação de Conhecimentos e de Experiências Anteriores (Acea). Tendo como mote a fotografia de Publicidade, a estudante registrou os cães do Programa 'Adote um Amiguinho', do Canil Municipal de Lajeado. A intenção é que as imagens sejam usadas pela equipe do local para divulgação dos animais que podem ser adotados. 4r336u
Maíza conta que teve a ajuda da coordenadora do curso, professora Elise Bozzetto, na decisão de escolha do tema. "Indo além da fotografia de produto, resolvi pensar na Publicidade de outra forma ? não como um meio de venda, mas como um meio de divulgação de causas sociais, com o intuito de 'vender' as boas ações à comunidade.?
Desta forma, o desejo da fotógrafa não era divulgar apenas a beleza dos cães, mas também a situação em que eles vivem. ?Estas fotografias mostram tanto os filhotes fofinhos que estão sempre alegres quanto os olhares mais tristes e fixos dos cães que estão há anos no canil esperando por um lar.?
Ao visitar o canil, a estudante viveu um misto de emoções, porque, conforme ela, os cães recebem quem chega lá com empolgação, loucos por atenção, e a fofura conquista o coração. Mas, além disso, sente-se a impotência ao ver animais deprimidos, ansiando por lares, olhando pelas grades com os olhos tristes. ?A verdade é que, se você quiser, tem poder nessa situação. Por menor que sua ação seja, você pode fazer a diferença na vida de um animalzinho. Por isso, não compre, adote!", sugere a estudante.
'Adote um Amiguinho'
Desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, o programa se iniciou em 5 de junho de 2008 com a inauguração do Canil Municipal. Realizado de forma contínua, visa a abrigar temporariamente cachorros de rua, abandonados, doentes, machucados, atropelados, fêmeas com filhotes, todos em situações críticas, que necessitam de cuidados veterinários.
O objetivo é zelar pelo bem-estar dos animais, promovendo políticas de controle populacional, identificação, vacinação, castração, desverminação e posse responsável. Hoje o Canil Municipal possui seis funcionários e cerca de 150 animais. Mais informações sobre o local e adoção podem ser adquiridas pelo WhatsApp (51) 99930-9246.
Projeto: Maíza Maria Kern da Silva e Elise Bozzetto
Fotografia e edição: Maíza Maria Kern da Silva
Auxiliar de luz: Bruna Zanetti