"A Agert é a casa de vocês", declara Pedro Germano, presidente do Congresso da Agert

Vice-presidente da entidade fez a abertura oficial do evento, que se inicia nesta terça-feira, 22, e segue até a quinta-feira, 24

Autoridades na abertura oficial do evento - Divulgação/Coletiva.net

Mais de 250 pessoas acompanharam a abertura oficial do 25° Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, que ocorreu na noite desta terça-feira, 22, no Hotel Vestena, em Canela. O vice-presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e dirigente do evento, Pedro Germano, deu as boas-vindas para o auditório quase lotado e plateia ouviu atentamente a suas declarações. "É uma satisfação receber todos os aqui presentes. Foram 13 meses de planejamento e agora estamos aqui. Obrigado pela presença de todos e se sintam em casa", falou.

O presidente da Fenaert, Guliver Leão, na sequência, agradeceu o convite e saudou os participantes do evento. "A Fenaert participa deste encontro já tradicional e relevante com grande prazer. Agradeço a oportunidade e reitero a parceria com a Agert e com o SindiRádio. Contem com a gente, com esta entidade nacional que contribui para o desenvolvimento das nossas emissoras de rádio e TV", afirmou, sendo substituído no púlpito pelo dirigente da Abert, Paulo Tonet Camargo.

Em seu discurso, ele mencionou que o setor possui temas caros e que merecem atenção. "O que nos faz grande é a união, e somente assim podemos lutar pela liberdade de expressão", bradou. Tonet também citou que, em tempos de mídia digital e desinformação, o conteúdo de emissoras de rádio e TV tem cada vez mais relevância. "O que nos sustenta é a credibilidade. Pesquisas apontam que somos os meios mais confiáveis no combate às notícias falsas. Temos, então, o desafio de combater as armadilhas algorítmicas e fake news, que promovem discurso de ódio e polarização."

Representando o governador do Rio Grande do Sul, a secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira, saudou, especialmente, as mulheres que compam a mesa - a dirigente do SindiRádio, Christina Gadret, e a dirigente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini. "Coisa boa ouvir que nossos veículos reconquistaram a confiança do público, embora eu tenha dúvidas de que, um dia, a perdemos. Creio que vivemos uma travessia e os bons sempre vencerão", afirmou. "Estar aqui é uma oportunidade para reafirmar nossas convicções e reiterar nossos compromissos de produzir comunicação regionalizada, que conversa com as demandas de cada cidade", sentenciou.

O presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, fez uso da palavra e parabenizou todos os envolvidos na organização do Congresso: "Foram meses de trabalho e incessante busca pelos melhores palestrantes, expositores e patrocinadores". Ele também chamou ao palco Myrna Proença, coordenadora do Relatório Social da Agert, para receber o Troféu Microfone. A mesma homenagem foi entregue à desembargadora Marilene. Ainda, ele anunciou a entrega do Troféu Agert - Amigo do Rádio à secretária Ana Amélia Lemos, e ao ex-vice-presidente da Agert e ex-presidente do SindiRádio Ary Florêncio Cauduro dos Santos. Ana Amélia, no entanto, por questões de agenda, não se fez presente e a honraria foi entregue à secretária Tânia.

Myrna com o Troféu Microfone | Divulgação Coletiva.net

Além dos já citados, compam a mesa o deputado federal Afonso Motta; o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara; o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz; o secretário de Radiodifusão, Samir de Oliveira Cunha; e o presidente do Conselho Consultivo da Agert, Paulo Sérgio Pinto.

A cobertura de Coletiva.net tem o apoio da TV Record e Rádio Viva - veículo da RSCOM -, com realização da Agert. Ao longo dos três dias, as jornalistas Gabriela Boesel, Márcia Christofoli e Patrícia Lapuente produzem conteúdo em tempo real sobre as palestras e demais movimentações, bem como relatam os bastidores do Congresso. Além do portal, são abastecidas as redes sociais com fotos, vídeos e transmissões ao vivo. 

Comments